Hoje vamos falar sobre o movimento da Lua e suas influências, tipo uma aula de ciências!!! Vem com a gente!
A dança entre a Lua, a Terra e o Sol
A lua gira ao redor da Terra e a Terra gira ao redor do Sol. Para dar a volta completa ao redor da Terra, ela leva 29,5 dias, chamamos de lunação ou mês lunar. E também esse é o tempo que a lua leva para dar a volta em torno dela mesma. Essa dança em sincronia faz com que sempre vejamos a mesma face lunar, mas por incrível que pareça, da Terra só enxergamos um lado da lua – o lado visível da Lua, o outro lado chamamos de lado oculto da Lua.
Para os observadores terrestres, foi criado as fases da lua, porque enquanto dança, as vezes ela fica entre a Terra e o Sol, ou as vezes atrás da Terra. Por isso em cada momento partes diferentes da face visível da Lua são iluminadas pelo Sol. Incrível não?
A Lua também reflete a luz solar para a Terra. Por isso, à medida que ela se movimenta, o alcance do Sol sobre sua superfície varia. Por exemplo, quando a face iluminada da Lua está totalmente voltada para o Sol, é a lua nova. O contrário acontece na lua cheia, quando toda a face iluminada está virada para a Terra.
A Lua e as águas da Terra
Podemos chamar de dança das marés, o físico Isaac Newton (1879-1955) explicou que a força de atração gravitacional da Terra mantém a Lua girando em torno dela e também essa força gravitacional da Lua atua sobre o oceano terrestre e sobre qualquer superfície de água como rios, lagos e mares.
Quando a Lua está na fase cheia ou nova a maré é alta, quando as fases são crescente ou minguante, a maré é baixa. A Lua não é a única que determina o volume das águas, mas sim, uma equação de forças gravitacionais que envolve a Lua, o Sol e a Terra, mas isso deixa para as aulas de física.
Quando a Lua e o Sol estão alinhados (fase nova e cheia), suas forças gravitacionais se somam, sendo a maré alta ou maré baixa mais intensa. Quando se forma um ângulo reto entre a Lua e o Sol, a diferença entre as marés fica menor.
A Lua e o plantio
Desde a antiguidade, os povos observam a influência da Lua na agricultura e perceberam que o fluxo da seiva se expande e se recolhe no decorrer de cada uma das fases, determinando diferentes respostas para o crescimento e desenvolvimento das plantas garantindo o sucesso ou não da germinação, do enraizamento, do florescimento, da frutificação e das colheitas. Tudo também por causa da força de atração gravitacional.
Na Lua nova a seiva está nas raízes, na lua crescente a seiva está em direção as folhas, na lua cheia a seiva está nas folhas, na lua minguante a seiva desce em direção as raízes.
A Lua e o ciclo menstrual
A palavra menstruação está etimologicamente ligada com a palavra Lua. Menstruação vem do latim “mensis”, que está relacionado a “mene” que significa Lua no grego antigo. A Lua tem sido associada às mulheres devido aos ciclos menstruais terem uma duração similar ao ciclo lunar. O ciclo menstrual é ritmado, mas tem durações diferentes ao longo da vida, fazendo com que o período menstrual aconteça em diferentes fases lunares. (podemos falar sobre isso em outro post no blog se vocês se interessarem)
Apesar dessa relação íntima com as mulheres, a Lua influencia sobre todos os seres vivos da Terra. Estar atento aos movimentos da Lua é uma forma de nos conectarmos com a vida e os ritmos naturais.
As fases da Lua
Lua nova: A Lua nova marca o fim de um ciclo e início de um novo. A Lua nasce junto com o Sol, mas não conseguimos enxerga-la, sua face visível está na sombra. Assim, este é o momento de visão para dentro, hora de meditar, escrever, ouvir nossa intuição e plantar nossas intenções para o ciclo que se inicia. É bom plantar espinafre, couve, cebolinha e plantas medicinais.
mandala lunar 2020
Lua crescente: Nasce antes do por do Sol e se põe antes do amanhecer. Ela começa a refletir a luz solar e cresce a cada noite, iluminando os caminhos, estimulando a seiva das plantas a subir em direção às folhas. É o momento de ação, de expansão, de esperança e crescimento, de direcionar a energia para o externo, de nutrir aquilo que queremos que cresça no mundo. É bom plantar tomate, berinjela, milho, arroz, feijão, banana, árvores frutíferas, flores e cereais.
mandala lunar 2020
Lua cheia: Nasce no por do sol e se põe ao alvorecer. Plenilúcio, é o máximo de luz que a Lua pode refletir para nós. É o momento de celebrar, de reunir, de fazer contato com o que está do lado de fora. Momento de colheita. A seiva das plantas esta no topo das folhas, inclusive é o melhor momento para colher plantas aromáticas e medicinais porque seus ativos estarão em seus altos níveis nas flores e folhas. A energia é de gratidão, celebração, olhar com nitidez para o que estamos criando e semeando pelo mundo, potencializar a intenção. É bom plantar alface, couve flor, repolho e flores.
mandala lunar 2020
Lua minguante: Nasce no meio da noite e se põe na manhã.iniciam uma descida para o interior, um retorno a intimidade. Momento de colher raízes e de poda. É um bom momento para fazer auto avaliações, trocar de pele, soltar e deixar para tras o que pode estar nos bloqueando e abrir espaço para o novo. Transmutação, encerramento, silencio. É bom para a colheita e plantio de batata, inhame, mandioca, cenoura, beterraba.
mandala lunar 2020
Gostaram de saber mais sobre esse astro místico que influência a vida aqui na Terra? A Lua traz o autoconhecimento, nós usamos o mandala lunar para nos ajudar nessa busca maravilhosa de evolução. Você usa algum método para se conhecer melhor e usar isso a seu favor?