O dia mundial da limpeza dos rios e oceanos é celebrado todo terceiro sábado do mês de setembro, com a intenção de conscientização da população sobre a quantidade de lixo que é produzido e descartado de forma incorreta, além de dar o exemplo do que podemos fazer diferente. Mutirões de limpeza acontecem em diversas regiões litorâneas, liderado por ONGs, por prefeituras e ativistas, de forma totalmente voluntária.
Que o consumismo exagerado gera uma grande quantidade de resíduos todo mundo sabe, mas isso tem causado uma enorme pressão sobre vários ecossistemas e dentre eles o que mais sofre é o oceano. São toneladas de lixo que chegam aos mares diariamente e somente o plástico corresponde a 80% do total, principalmente as famosas sacolinhas de mercado, garrafas e outros itens descartáveis. Em seguida vêm metal, vidro, roupas, borracha, papel e madeira processada.
Em uma pesquisa realizada pela DW Brasil em junho de 2021, foi analisado a quantidade de lixo em águas superficiais, costas, fundo do mar, mar aberto, nascentes e leitos de rios. O grande vilão é o combo de produtos “take-away” – sacolas, embalagens, recipientes para alimentos e latas – eles representam de 50% a 88% de resíduos em todos os ambientes pesquisados. Apenas em mar aberto que 66% vêm de atividades marinhas, ou seja, pesca. Isso sem contar todo o lixo que se encontra nas areias das praias e no meio das matas, próximo a trilhas. Nós não aguentamos e toda vez que vemos algo semelhante parece que o coração fica inquieto e temos que juntar! Quem ama a natureza, cuida!
Não precisamos nem falar sobre como a vida animal sofre vivendo e crescendo nesse meio.
Animais marinhos se alimentam desses resíduos e tais corpos estranhos podem obstruir o trato digestório e leva-los à morte, comprometer a capacidade de se alimentar ou dificultar a digestão, causando má nutrição, doenças, diminuição da reprodução, do crescimento e longevidade. Além da ingestão do lixo, eles estão expostos a fontes adicionais de toxinas, que dependendo da substância, podem ser transferidas da presa para o predador na cadeia alimentar.
Sendo assim, como podemos melhorar?
- Trocando as sacolas de mercado pelas famosas ecobags, ou se a compra for grande usar caixas de papelão (é só pedir no caixa do mercado).
- Colocando frutas cortadas ou itens na geladeira em potes com tampas, evitando o uso de plástico filme.
- Levando nossas próprias garrafas de água ou canecas para o trabalho, evitando o uso de diversos descartáveis no dia.
- Quando pedir delivery, peça em locais que embalam seus produtos pensando na diminuição do plástico.
- Separando o lixo corretamente.
- Utilizando a regrinha básica dos 3 Rs – Reduza, Reuse, Recicle.
A responsabilidade de cuidar do lugar em que vivemos é de todos nós! Agora queremos saber, quem vai tentar melhorar os hábitos relacionados ao consumo?? Conta aqui??
Beijinhos de Luz, Carol!